Uma das coisas interessantes de escrever sobre futebol é que os textos vão ficando, e ficam registos das nossas opiniões.
Lembro-me bem de há um ano ter sido assunto as críticas que Jorge Jesus fez na conferência de imprensa a Rúben Semedo após o jogo de Leverkusen. E escrevi na altura sobre isso mesmo.
Fica aqui uma pequena parte, quem estiver interessado em ler tudo pode fazê-lo clicando aqui.
Devemos então criticar Jorge Jesus por ter criticado Rúben Semedo?
Menos ainda. Jorge Jesus não disse mentira nenhuma. Disse que esta é uma falha conhecida no jogador. Que já a conhecia quando o mandou regressar. E isto é o ponto chave. Ele sabe que o jogador tem de evoluir. E sabe que tem de lhe dizer.
Podem achar que dizer em público desta maneira é forte demais. Mas para um jogador que tem algum ego, como tantos outros, é a maneira mais fácil de lhe fazer perceber isso mesmo. É como um pai quando ralha com um filho quando este faz uma asneira. Não lhe está a tirar o apoio. Está a tentar educá-lo
E foi feito na altura certa. Agora no próximo jogo que Rúben for para campo será acarinhado por Jorge Jesus. E terá que ser acarinhado por todos os adeptos verde e brancos. É a acarinhar que se ajuda jogadores para quem está na bancada.
Ralhetes, esses devem ser os técnicos a dar, não assobios. Nem a Rúben.
Isto é muito relevante. Não se tem de por sempre panos quentes. Um treinador pode perfeitamente dizer numa entrevista pós jogo que o seu jogador falhou nalguns lances, mas que irá trabalhar nisso mesmo.
Mais relevante é João Palhinha, mesmo não tendo sido criticado ao contrário do que a imprensa quis fazer parecer, disse logo que aceitava todas as críticas e que iria tentar melhorar.
Isto é de um jogador humilde e com vontade de aprender. Tal como criticar pontos em que se falhou deve ser visto como uma oportunidade para evoluir, nunca o contrário.
Mas não esperem que a imprensa mude o foco sobre isso. Para isso teriam de passar a fazer coisas pela positiva e de forma pensada, em vez da busca de sangue habitual.
Este texto Aplicando o que dissemos sobre Jesus e Semedo o ano passado a João Palhinha foi publicado originalmente aqui Sporting Com Filtro.
from Sporting Com Filtro http://ift.tt/2kHAhMH http://ift.tt/2kmedX3