Após meses de campanha, chegou o tão esperado dia em que os sócios decidem quem querem que conduza os destinos do Sporting Clube de Portugal nos próximos quatro anos. De um lado temos Bruno de Carvalho, que serviu o Sporting neste mandato que termina hoje. Do outro lado, a oposição dá a cara pelo nome de Pedro Madeira Rodrigues. Para o Conselho Leonino, houve lugar para uma candidatura independente, liderada por Gonçalo Nascimento Rodrigues.
Infelizmente, não foi uma campanha eleitoral muito esclarecedora para a massa adepta. Pedro Madeira Rodrigues baseou a sua campanha eleitoral em ataques a Bruno de Carvalho e BdC não defendeu a sua candidatura com a garra e força a que nos habituou nestes últimos 4 anos.
Olhemos um pouco para Bruno de Carvalho. Chegou a um Sporting completamente destruído, sem resultados desportivos, sem resultados financeiros, estando o clube à beira da falência. Para estarmos onde estamos hoje, Bruno de Carvalho teve de virar o reino leonino do avesso. Reestruturou as finanças do clube, afastou aqueles que se queriam aproveitar do Sporting e em vez de gastar desnecessariamente em jogadores que não faziam falta, optou por apostar na formação. Escolheu três grandes treinadores: Leonardo Jardim, um homem a quem devemos o sucesso do Sporting hoje em dia; Marco Silva, que tem um grande futuro, mas em Alvalade não se comprometeu a 100% e Jorge Jesus, o melhor treinador a treinar em Portugal, que já chegou a duas finais europeias e colocou o Benfica no topo do futebol português. Bruno também combateu os fundos de origem desconhecida e hoje em dia, estes já não podem atuar nos bastidores do futebol. Também realizou as duas vendas mais caras da história do clube, ao vender João Mário e Islam Slimani. Também é fundamental referir que BdC assinou o contrato mais lucrativo na história do futebol português: um vínculo com a NOS no valor de 515 milhões de euros que inclui uma renegociação das verbas a receber até o contrato entrar em vigor e construiu o Pavilhão João Rocha, que ao contrário do que PMR havia afirmado, vai ser mesmo ele a inaugurar. Hoje em dia temos a SPORTING TV, canal instaurado pela direção de Bruno de Carvalho. Nestes argumentos que pesam a favor de BdC, também convém referir as diversas modalidades restauradas no clube, como o hóquei em patins, futebol feminino e o ciclismo.
Neste mandato, nem tudo pende a favor de Bruno de Carvalho. A comunicação do clube ainda deixa bastante a desejar, apesar de estarmos saudáveis em termos financeiros, há gastos escusados, sobretudo no que toca à equipa B. Algumas questões de menor relevância como o incidente com o Vitória FC que acabou no resgate de dois jogadores: Ryan Gauld e André Geraldes. Defendo a 500% atacar a promiscuidade que reina no futebol português, mas a forma de combater esta falta de clareza nos bastidores pode ser muito mais eficiente e pode ser feita de uma forma bem menos exaustiva.
Sobre o debate, reconheço a superioridade de Pedro Madeira Rodrigues. Foi mais assertivo, esteve mais ativo, mais agressivo e defendeu o ideal que defende de uma forma mais eficaz do que BdC. Bruno parecia cansado e nervoso, mas sobretudo indisposto. Não se bateu da forma aguerrida a que habituou os sportinguistas nos passados quatro anos. Mas imediatamente após o debate, publicou nas redes sociais tudo aquilo que devia ter mencionado quando esteve com Madeira Rodrigues. Voltamos à questão da comunicação mal medida que referi anteriormente.
E se Madeira Rodrigues não tem sido mal educado para um adepto no Estoril, se não tem levantado suspeitas totalmente falsas a propósito de José Maria Ricciardi e se tem escolhido um treinador atrativo para os sócios, podia equilibrar as contas eleitorais. Madeira Rodrigues mostrou-se pouco preparado para a ínfima possibilidade de ser eleito presidente do Sporting Clube de Portugal e demonstrou incoerência durante o processo de campanha. Campanha essa que foi praticamente colada com cuspo, mas que não parece ter convencido a massa adepta leonina.
Em suma, eu estou ao lado de Bruno de Carvalho. Devemos muito a BdC e apesar de lhe reconhecer defeitos em termos de atitude e postura, tem servido incessantemente os interesses do Sporting Clube de Portugal e acredito que vá aprendendo a corrigir essas falhas caso seja reeleito. Espero uma vitória de 85% para Bruno de Carvalho para mostrar à nação que tem sede de se servir do Sporting que este Sporting está para ficar.
Agora, temos de ser campeões nacionais. Não há volta a dar e estou convicto de que é com Bruno ao leme que vamos matar a sede de conquistas.
É com estes que eu quero caminhar!
Força, Bruno. Força, Sporting!
Este texto DIA DE ELEIÇÕES! foi publicado originalmente aqui Sporting Com Filtro.
from Sporting Com Filtro http://ift.tt/2m6uVvl https://i1.wp.com/sporting.filtro.pt/wp-content/uploads/2016/12/eleicoes.png?fit=770%2C403