Notícias

Março 14, 2017

O maior problema do futebol português e que todos continuam a ignorar

Sabem que sou um crítico feroz das arbitragens que ciclicamente beneficiam os mesmos em Portugal. Mas o maior entrave ao futuro do futebol Português claramente que é outro.

Existe um enorme problema que pouco se fala, pouco se discute, e que a pouco e pouco está a matar o nosso futebol.

Vejam com atenção este quadro com as assistências médias em jogos de cada uma das ligas.

Sim, estamos apenas e só em 22º lugar.à nossa frente desde a Argélia até à Escócia, passando por Holanda, Bélgica e Suiça.

Isto para não falar que muito enchemos a boca para dizer que quando um jogador vai para o Japão, China ou Estados Unidos vai apenas por dinheiro para jogar para ninguém. Algo que a realidade desmente com enorme estrondo.




Sim, bem sei que as assistências dos jogos dos três grandes são brilhantes, e que até chegam a ser muito relevantes a nível mundial. Mas o resto é um completo marasmo.

As equipas pequenas jogam muito fechadas, mesmo entre si, para lutar pelo mínimo ponto. Incentivar o jogo positivo deixando de atribuir 1 ponto quando o empate é alcançado sem golos, mas atribuir o mesmo ponto quando existem golos? Talvez fosse um principio.




Poucos recursos financeiros, aliados a uma péssima gestão, forçam os clubes a não poderem manter os seus bons jogadores. E claro, sem bons espectáculos menos gente vai ao estádio.

O que leva menos gente ao estádio são os horários atribuídos pelos operadores de televisão. Jogos à noite de domingo levam historicamente menos gente aos campos. E para ajudar a festa os preços dos bilhetes continua a ser demasiado alto.

Se isto podia ter melhorado com um sistema como o britânico de divisão de receitas televisivas negociadas em bloco, menos dinheiro para os grandes e mais para os pequenos?

Podia, mas sabemos que houve um clube que o ano passado cortou com isso para negociar sozinho um contrato maior que tentou secar o dinheiro das TV’s. Não resultou contra quem queria, os outros grandes, mas fez com em que os três grandes tirassem grande parte do dinheiro de todo o sistema, qual eucalipto.




Assim continuamos com os três grandes, um Vitória de Guimarães sempre presente, um Braga em crescendo e um Boavista que talvez volte um dia e quem sabe traga consigo o velho Beleneneses.

Fora isso projectos que vejo a crescer sustentadamente o número de espectadores cingem-se a um Estoril e quem sabe um Chaves. Muito pouco para o que queremos.

E não fazer nada é piorar cada vez um campeonato que foi muito bom em tempos, tudo isto em fruto dos grandes continuarem cada vez maiores. Não é bom para ninguém, mas parece que toda a gente está pouco preocupada com  isso.

Este texto O maior problema do futebol português e que todos continuam a ignorar foi publicado originalmente aqui Sporting Com Filtro.

from Sporting Com Filtro http://ift.tt/2mnmjzS http://ift.tt/2mIHy1z

Sporting Com Filtro
About admin

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *