Notícias

Abril 19, 2017

Melhor texto até agora da questão dos cânticos das claques

Muito se tem lido e escrito sobre a questão das claques e dos cânticos tristes que as mesmas têm tido.

Seja desde há muitos anos, como no caso do cânticos dos No Name Boys, ou recentemente como no caso dos Super Dragões ou da Juventude Leonina.

Hoje surge no entanto o que para mim é o melhor resumo até agora deste caso por parte de Santana-Maia Leonardo para o Jornal Rede Regional.

E não há ninguém que lhes leia a cartilha?

O cântico dos Super Dragões em que utilizaram a tragédia do Chapecoense para atacar o Benfica foi sobretudo uma manifestação de ultra-estupidez não só pela falta de sensibilidade revelada mas sobretudo porque era um daqueles casos mais do que evidentes em que o único clube que iria sair maltratado com a brincadeira era o clube dos Super Dragões: o FC Porto. Em todo o caso (é bom não esquecer), não foram os Super Dragões os causadores da queda do avião do Chapecoense.

Relativamente ao cântico da claque do Benfica em que festejaram o very-light que assassinou o adepto do Sporting no Jamor, estamos noutro patamar de gravidade porque já não se trata apenas de uma brincadeira de mau gosto.  Com efeito, neste caso, o que a claque do Benfica celebra é um assassinato cometido por um elemento da própria claque, enquanto membro da claque e durante um acontecimento desportivo em que a claque participou e interveio. Ou seja, para além de não mostrar o mínimo de respeito pela dor da família da vítima e pela sua memória, a claque do Benfica não só não demonstra a mais pequena ponta de arrependimento como faz questão de manter vivo este caso, mais de 20 anos depois, não para servir de exemplo para não se repetir mas para o festejar e celebrar, fazendo a apologia da mão assassina.

Com a agravante de ser reincidente: o ano passado colocou uma tarja a festejar o aniversário do assassinato e agora repete o cântico em dois jogos seguidos. Parece-me que já vai sendo tempo de alguém lhes ler a cartilha…

 

Este texto Melhor texto até agora da questão dos cânticos das claques foi publicado originalmente aqui Sporting Com Filtro.

from Sporting Com Filtro http://ift.tt/2pScICc http://ift.tt/2oNBdTZ

Sporting Com Filtro
About admin

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *