Magnífico texto de Daniel Oliveira hoje no Record. De leitura completamente obrigatória.
Já não é a primeira vez que aqui é passado um texto deste nosso Sportinguista que mais uma vez escreve com a acutilância e inteligência que lhe são reconhecidos.
FORMA E CONTEÚDO
“Sendo adeptos do Sporting, o que estavam a fazer na Luz às três da manhã?” A pergunta de Luís Filipe Vieira é todo um auto-retrato. Sendo claques, é provável que todos os envolvidos estivessem a fazer asneira da grossa. Mas quando alguém morre esta pergunta torna-se irrelevante. E fazê-la é uma forma de dizer que a culpa foi da vítima. Ao dizer isto, Vieira não se excitou, não insultou e até transmitiu o seu pesar por aquela morte. Para depois insinuar o inaceitável. É por isso que falo do auto-retrato. De um sonso. Seguramente que se fosse Bruno de Carvalho usaria linguagem mais colorida e gesticularia muito mais. Mas seria improvável que dissesse algo de semelhante. É curioso, aliás, que depois de uma morte nas imediações da Luz e de cânticos macabros das claques do Porto e do Benfica o debate se centre nas responsabilidades dos presidente do… Sporting. Há palavras criticáveis e fronteiras que não se passam. Umas e outras não se equivalem.
Dito isto, é evidente que vivemos um ambiente insuportável no futebol. Ao contrário do que o Vieira quer fazer passar, Bruno de Carvalho não é a causa deste ambiente. Será, quanto muito, na sua linguagem desabrida e tão mais violenta quanto mais tarda um título, a consequência ou, segundo ele, a forma de libertar algum vapor da panela de pressão. A causa é a crise geral de credibilidade do futebol. Não estou a falar de arbitragens, que no último jogo até prejudicaram o Benfica. Estou a falar de muito mais: de uma revolução que favoreça o profissionalismo e a transparência e permita aos clubes e aos adeptos concentrarem-se no jogo e na sua festa. Faz-se com um clima de cooperação que só é possível quando os presidentes deixarem de ter vistas curtas. Não é a forma como esta crise se manifesta que me interessa. São as suas causas, é o seu conteúdo.»
Este texto Como com toda a classe do mundo Daniel Oliveira chama Sonso a Luís Filipe Vieira foi publicado originalmente aqui Sporting Com Filtro.
from Sporting Com Filtro http://ift.tt/2oR1H40 http://ift.tt/2qkmNrL