Filipe Chaby é um daqueles jogadores que acompanhei desde cedo na sua formação. Um talento inato, com uma boa capacidade de trabalho, e que sempre pareceu talhado para atingir um dia a equipa principal do Sporting.
Chegou mesmo a ser chamado, com especial vigor por Domingos Paciência que agora o irá treinar no Belenenses, ao plantel principal.
Na temporada de 2014-15 fez mesmo o estágio com a equipa principal, sendo que voltou à equipa B de onde saiu para um proveitoso empréstimo ao União da Madeira. Clube que ajudou a subir de divisão somando vinte jogos e três golos.
Com tão proveitoso empréstimo e a subida de divisão a opção de continuar no clube madeirense, agora na primeira liga, parecia o ideal para a evolução do jogador.
Nada mais errado, no entanto. Com a chegada de Norton de Matos para treinador do União da Madeira, e de forma que só se pode compreender com preferências clubísticas, Chaby foi encostado somando apenas dois minutos em todo o empréstimo.
Resgatado em Janeiro apenas pode competir, por questões regulamentares, na equipa B do Sporting nesse ano.
Em 2016-17 teve de dar um passo atrás, voltando a ser emprestado a um clube da segunda liga, para poder voltar a dar um passo em frente. O Sporting da Covilhã foi o escolhido, e foi uma escolha plenamente acertada.
Muita utilização, 43 jogos realizados, somando ainda sete golos. Para um jovem médio são números bem interessantes. E como prova disso vários prémios de jogador jovem do mês foram garantidos por Chaby na segunda liga.
No entanto com 23 anos, e com nomes como Ryan Gauld, Francisco Geraldes, e mesmo se derivar para a ala Iuri Medeiros, a sua continuidade no Sporting.
A sua transferência a titulo definitivo para o Belenenses acaba por ser um excelente negócio para todas as partes. O Belenenses garante um jogador a custo zero que tem talento e ainda pode despontar para outros voos.
Chaby terá finalmente a tão desejada hipótese na primeira liga, e pelas mãos de Domingos Paciência que via nele muito potencial aquando a sua passagem pelo Sporting.
E o Sporting garante 50% de uma futura transferência, que caso o jogador confirme tudo aquilo que foi visto ao longo da sua formação ainda poderá ser um bom encaixe dentro de uns anos. Ou caso Chaby seja para regressar, apenas pagar metade do valor.
Foram onze anos ao serviço do Sporting, e claramente que sabemos que Chaby leva o Sporting no coração. Força Leão, e até um dia!
Este texto Filipe Chaby em definitivo no Belenenses, ficando o Sporting com 50% do passe foi publicado originalmente aqui Sporting Com Filtro.
from Sporting Com Filtro http://ift.tt/2s8sKfT http://ift.tt/2t6CNiy