Notícias

Junho 15, 2017

A única esperança que o Benfica tem de não descer de divisão é as provas serem consideradas inváldias

Nesta fase do caso dos emails do Benfica, o denominado Apito Abençoado, ou Benficagate, há alguns factos que já são claros.

Em primeiro que os emails são reais. Depois dos esquecimentos de Pedro Guerra a suspeita foi elevada.

Mas depois Mário Figueiredo, presidente da Liga de Clubes acabou por confirmar a sua veracidade.

Neles, entre outras coisas mais difíceis de provar, fica clara como a água a intromissão da direcção do Benfica, na pessoa do seu Presidente, na nomeação de delegados da liga.

Também fica provado que existem alguns árbitros que têm as suas notas protegidas pelo Benfica, desde que ajam em seu benefício.

Artigo 65.º
Exercício e abuso de influência

O clube que, direta ou indiretamente, exerça ou abuse da sua influência, real ou suposta, junto de qualquer agente desportivo, representante, agente ou funcionário da Federação ou da Liga com o fim de obter comportamento ou decisão destinados a modificar ou falsear a veracidade e a autenticidade de documentos, procedimentos e deliberações, assim como o resultado ou desenvolvimento regular dos jogos das competições desportivas será punido com a sanção de descida de divisão e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 250 UC e o máximo de 1000 UC.

A parte então em que tentam modificar a nota de Manuel Mota, árbitro que constantemente beneficiou o Benfica, encontrasse provada, e comprovada.

Como tal a descida de divisão é inevitável.

No entanto existe um caminho que já evitou no passado a descida de divisão de Porto e Benfica no apito dourado. Quando Pinto da Costa foi apanhado a oferecer prendas a árbitros e Luís Filipe Vieira apanhado a escolher a seu belo prazer quem iria arbitrar os seus jogos.

Esse caminho é a classificação como ilegais as provas obtidas. Coisa que foi feita com sucesso por parte de Benfica e Porto no apito dourado.

No entanto os grandes serviços de email são obrigados por lei a guardar registos por parte das autoridades durante cinco anos.

Ou seja, mesmo que se considerem inválidas estas provas, podem ser pedidos de novo. Daí o pânico nas hostes encarnadas e o pedido de “apaguem tudo” que tanto se ouve por lá.

É que comprovadas as acusações como agora todos sabem, apenas lhes resta argumentos legalistas para tentar impedir a justiça de punir como devem ser punidos.

Mas neste momento pelo menos terão de ser afastados todos os delegados, observadores e os oito árbitros intervenientes para se poder começar a liga deste ano.

Este texto A única esperança que o Benfica tem de não descer de divisão é as provas serem consideradas inváldias foi publicado originalmente aqui Sporting Com Filtro.

from Sporting Com Filtro http://ift.tt/2ts91VU http://ift.tt/2trTfKx

Sporting Com Filtro
About admin

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *