Hoje em dia vivemos a era do Apito Abençoado. Todas as semanas se descobre mais um pouco da careca e se prova a farsa que ocorreu nos últimos anos no futebol PortuguÊs.
Vivemos no entanto numa era diferente. Na altura Pinto da Costa, a família Loureiro e Luís Filipe Vieira foram apanhados em escutas telefónicas.
Desta vez tudo gira em torno de emails e SMS. Confirmados na sua veracidade por Mário Figueiredo, um dos meninos do regime vermelho, e pela acusação de crime informático que o Benfica fez.
Mas o que se alegou num caso ou noutro. Ambos com provas documentais que todos vimos ou ouvimos:
Controlo da Liga e Federação
No tempo do Apito Dourado a presidência destas duas instituições que regem o futebol português eram controladas por Valentim Loureiro e o seu filho João.
Ficámos a saber entretanto que Mário Figueiredo era quem mandava na Liga, e que dizia que tudo fazia para o seu Benfica, directamente respondendo a ordens de Luís Filipe Vieira ou seus colaboradores.
Além disso tendo acesso às mensagens privadas e outros conteúdos do telefone do Presidente da Federação Fernando Gomes, que antes o foi da Liga, é fácil supor como o podem ter na mão.
Escolha de Árbitros
Luís Filipe Vieira foi apanhado em escutas durante o Apito Dourado a escolher árbitros. Facto nunca negado, mas que sempre disserem que era algo recorrente a outros clubes. Coisa que nunca foi confirmado ou que tivesse alguém mostrado provas ou admitido.
Os mails entretanto comprovam que hoje em dia os árbitros são escolhidos, tal como os delegados e observadores. Será que vão dizer que todos o fazem também?
Ofertas de Prostitutas
Fruta e café com leite eram o nome de código para os negócios entre árbitros prostitutas e o Porto nos tempos de Apito Dourado.
Ontem foram lidos os emails onde agentes vermelhos falam entre os custos de cada uma destas operação. E de que estes duplicam quando se contrata duas senhoras para prestar serviços aos agentes da arbitragem.
A Punição
O Porto foi punido com a perda de pontos na altura, algo que foi demasiado brando. Mas foram seis pontos. Ou seja o Benfica pela parte da prostituição deveria perder em cada um destes anos 6 pontos. O que daria campeonatos a ouros clubes, ou, como defende o Sporting, a não atribuição de títulos nacionais nestes 4 anos.
A parte de controlo da Federação e Liga deu descida de divisão para o Boavista, algo que devia ser replicado neste caso com o Benfica.
Escolher árbitros não deu direito a punição na altura, mas deveria também dar, e com dureza.
Os crimes têm de ser punidos. E de forma clara e directa.
Este texto Apito Dourado vs Apito Abençoado – Algumas comparações foi publicado originalmente aqui Sporting Com Filtro.
from Sporting Com Filtro http://ift.tt/2rYLgnc http://ift.tt/2sU71si