Todos conhecemos a suposta história do Sport Lisboa e Benfica difundida por Cosme Damião, e depois empolada durante décadas por sucessivas máquinas de propaganda vermelha.
Claro que esta história, a tal do clube formado na farmácia franco em 1904, e que segue desde aí está cheia de buracos.
Basta olhar para a acta de fundação que esse clube ostenta no museu com o nome Cosme Damião. Nome esse que por acaso não consta na lista de fundadores.
Um desses fundadores, e irmão do primeiro presidente do Sport Lisboa, foi Cândido Rosa Rodrigues. E tal como o irmão em 1906, após a extinção do Sport Lisboa, seguiu a seua carreira no Sporting Clube de Portugal.
Ficam aqui as suas palavras, bem esclarecedoras sobre o caso:
Ou seja o Fundador do Sport Lisboa, presente e assinando a acta ao contrário de Cosme Damião, diz claramente que o clube que fundou em 1904 fechou por falta de condições económicas.
Ele, tal como os melhores jogadores do Sport Lisboa, pela qualidade que detinham foram integrados no Sporting Clube de Portugal onde tiveram longa carreira.
Já Cosme Damião, fruto da sua qualidade mediana, foi rejeitado no Sporting Clube de Portugal. Usando depois o nome do clube fundado na Farmácia Franco, e entretanto extinto, para tentar fazer algo onde pudesse continuar a jogar a futebol.
Um objectivo nobre, e que o tornaria um personagem valoroso, isto não fosse a sua vontade constante de reescrever a história, coisa que foi seguida como linha pelo clube que fundou algures entre 1906 e 1908.
Este texto Fundador do Sport Lisboa diz que o SL Benfica de Cosme Damião nada tem a ver com o original Sport Lisboa foi publicado originalmente aqui Sporting Com Filtro.
from Sporting Com Filtro http://ift.tt/2sftufl http://ift.tt/2uaCpzY