Ryan Gauld está agora oficialmente emprestado ao Desportivo das Aves. Será um empréstimo o apropriado neste momento da sua carreira? E o Aves é o clube certo para ele evoluir?
Estas perguntas saltam logo para fora mal se sabe que a contratação está finalizada. E uma coisa não posso deixar de dizer, continuo a ver um enorme potencial no jovem escocês.
Os antecedentes de Ryan Gauld no Sporting
Na época de Marco Silva podia e devia ter tido mais oportunidades. Mas tal como a João Mário, que fez emprestar, o técnico não quis dar hipóteses. Mesmo sem tendo grandes alternativas para as posições para as quais o via talhado, entre 10 e ala.
Na temporada seguinte Jorge Jesus chegou, e notou no jovem escocês uma propensão para a posição oito. E foi com esse intuito que foi trabalhado toda a temporada na equipa B.
O passo lógico seguinte seria o empréstimo a um clube da primeira liga onde evoluiria. O escolhido foi o Vitória de Setúbal, onde estranhamente não jogava com regularidade nos primeiros meses.
Quando finalmente teve uma oportunidade, já com o Outuno bem avançado, agarrou firmemente o lugar. O talento, a raça e o querer provaram-se que lá estão. Seguiu-se a trapalhada que todos sabemos, e em que ninguém, fora o jogador, ficou bem na fotografia.
Acabou por ser uma época perdida.
Teria de ser emprestado agora?
Sim, agora a única alternativa era mesmo emprestar. O Sporting quer ser campeão. Contratou-se um número oito de classe elevadíssima, Bruno Fernandes. Que não só tem um potencial tremendo, como já é um jogador muito acima da média. A isto somamos Adrien, e o lugar oito talvez até já tenha gente a mais.
Para o banco a contratação e Battaglia e Mattheus fecha um pouco a porta a Ryan Gauld. Poderia ter ficado no plantel em vez destes jogadores? Talvez, mas seria provável que fosse uma época em que pouco jogasse. Para libertar todo o seu potencial é preciso que jogue e muito. E nisso o empréstimo é de valorizar.
Isto até considerando que tem muito mais potencial que os jogadores contratados.
A escolha do Aves
A questão que sobra é mesmo se o Aves será o clube certo para este empréstimo. Um clube acabado de promover normalmente é ambicioso. Mas o ponto que me preocupa sempre que olho para um empréstimo é o treinador. E nisso claramente que o Desportivo das Aves tem um excelente treinador, Ricardo Soares, que fez um trabalho notável em Chaves o ano passado.
Tem um plantel equilibrado, e até pode ser uma das boas surpresas da Liga este ano.
No fundo parece claramente um bom empréstimo, e necessário. Nunca deixando de pensar que talvez fosse desnecessário caso a época em Setúbal tivesse sido completa. E nisso temos de ter a noção de marcar bem os clubes que não nos trataram bem nestes casos. E a esses nunca mais ceder ninguém.
Este texto Ryan Gauld será bom um empréstimo ao Aves? foi publicado originalmente aqui Sporting Com Filtro.
from Sporting Com Filtro http://ift.tt/2uTkhPh http://ift.tt/2ux157e