Notícias

Julho 27, 2017

Nicolau Santos é Sportinguista. Mas neste artigo está bem engando

Nicolau Santos é um conhecido adepto do Sporting. Conhecido também por ser Director Adjunto do Expresso. E menos conhecido o seu papel na direcção de Godinho Lopes, do qual era apoiante e conselheiro Leonino.

Mas depois quando o assunto é Bruno de Carvalho ou Jorge Jesus tem uma estranha tendência para ter alguns equívocos. Ou podemos mesmo dizer erros. E sempre no mesmo sentido.

Vejamos o artigo dele hoje

O Sporting perdeu ontem com o Vitória de Guimarães por 3-0 num jogo de preparação para a nova época que, para os leões, arranca no dia 6 de agosto, na Vila de Aves, o jogo que abre a Liga 2017/18. E o mínimo que se pode dizer é que os sinais foram preocupantes, não pelas experiências que Jorge Jesus fez ou pelas adaptações que foi obrigado a fazer, mas pelas manifestas fragilidades que se estão a tornar evidentes como resultado de uma má política de dispensas e de um sistema táctico que agrava essas fragilidades.

Imaginem que neste jogo de ontem tinha actuado a equipa titular. E que tinha sido usado o esquema táctico principal.

Guarda-redes: o Sporting não pode vender Beto e vender também Rui Patrício. Patrício é o melhor guarda-redes português, um dos melhores a nível mundial e garante vários pontos por época, além de dar uma enorme tranquilidade a quem está à sua frente. Beto colmata bem os jogos em que ele não puder estar presente. Vender os dois será uma desgraça, a não ser que se consiga uma alternativa magnífica.

Tendo em conta que o Sporting já disse inúmeras vezes que quer manter Rui Patrício até ao fim da sua carreira, acho que não é preocupação principal.

Quanto a Beto, gosto muito de o ter por cá e acho-o o suplente ideal. E pelo que parece a estrutura pensa da mesma forma. Mas caso ele queira sair para fazer um bom contrato é de lhe facilitar a vida.

Quanto a alternativas, bem eu diria para olhar para a formação! Senão contratar alguém interessante será bem pensado. Mas não vejo o porque do tom de preocupação do Nicolau Santos.

A Defesa

Defesa: como é possível o Sporting iniciar um jogo com Bruno César a defesa-direito? É possível porque Schelotto foi dispensado, João Pereira foi vendido a meio da época passada e só há um tal Piccini, que já esta lesionado – e que, quando não estiver, não terá concorrência para o lugar. Erro crasso na política de dispensas e contratações. E o responsável chama-se Jorge Jesus.

Não digam ao Nicolau que existe o André Geraldes, que ele anda esquecido. Mas pronto, eu sinceramente desejo efectivamente que venha um lateral direito. E sinceramente não seria este ano João Pereira a ser uma solução. E Schelloto nunca encheu as medidas.

E já agora, Piccini não está lesionado. Mas devido à quantidade de jogos que fez na pré-temporada teve de ser feita uma gestão de esforço. Algo normal e natural.

Claramente no entanto que precisamos de um lateral direito.

Coates não parece, para já, o jogador da época passada. O erro que ontem cometeu e que lhe valeu a expulsão aos 20 minutos de jogo é inadmissível no jogador de uma equipa que tem pretensões a ganhar títulos. Mas a intranquilidade de Coates resulta também da venda de Ruben Semedo, que colmatava em rapidez o que lhe faltava em serenidade e experiência, bem como a venda de Paulo Oliveira, com quem Jesus nunca foi à bola, mas que era de longe o mais rápido dos defesas sportinguistas e um jogador de grande entrega e muita qualidade. Em contrapartida, veio Mathieu que é pesadão, lento, com rins duros e que, a cereja em cima do bolo, já está lesionado. Se sofremos muitos golos o ano passado, cheira-me que este ano vamos sofrer muitos mais. Basta ver o que tem acontecido na pré-época.

Mais coisas que não convém dizer a Nicolau Santos. A primeira é que Coates fez uma pré-época ainda pior que esta o ano passado. Está realmente ainda a ganhar ritmo, mas se o ganhar como o fez o ano passado estamos sem problemas.

No campo da velocidade podemos dizer que Nicolau Santos se esbarrou a grande velocidade. É que Paulo Oliveira não era o mais rápido dos nossos centrais, era Rúben Semedo. Que saiu num negócio de 14 Milhões de Euros, um dos maiores encaixes da nossa formação.

E o tal lento Mathieu que ele disse, bem o ano passado foi o segundo jogador mais rápido do Barcelona segundo A Marca. Isso faz dele alguém realmente lento. Imaginem que vinha Messi. Esse pela teoria de Nicolau Santos é mais lento que o Luisão aposto. Isto além de Mathieu já ter feito um jogo muito interessante contra o Mónaco.

Para a esquerda temos um jogador com problemas emocionais e que estava quase arrumado (Coentrão) e um jovem que precisa de jogar para ganhar confiança, mas que está longe de ser melhor que Jefferson (outro com quem Jesus nunca foi à bola e que, enquanto não despachou, não descansou). Conclusão: temos um enorme problema na defesa por culpa exclusiva de Jesus e das más opções que tem tomado, quer ao nível das dispensas, quer no plano das contratações. Esperemos que André Pinto recupere da lesão para sentar Mathieu.

Bem, confirma-se que Nicolau Santos não viu, ou não quis ver, o jogo com o Mónaco. Coentrão quase arrumado? Ok…

Jefferson melhor que Jonathan, que esteve na equipa do ano do campeonato argentino? O melhor Jefferson talvez, mas fez uma época sofrível a todos os niveis. Queriamos mesmo ir para a frente com Jefferson este ano?

Concordo que Jonathan ainda tem o sangue demasiado quente, e precisa de refrear por vezes. Mas com o Coentrão a titular e Jonathan a suplente tenho na lateral esquerda uma das áreas em que estou mais seguro.

Um meio campo de suposição

No meio-campo, temos duas incógnitas fundamentais: Adrien e William Carvalho ficam ou vão? Ficam os dois ou só um? Não fica nenhum? E se ficar um, qual será? Dos contratados, Matheus Oliveira pode ser filho de Bebeto, mas não é jogador para uma equipa que luta pelo título. Vai ser despachado rapidamente ou jogará muito pouco. Palhinha está uns furos acima dele – e é da casa. Petrovic e Battaglia também são melhores e dão mais garantias. Acima da média, contudo, só mesmo Bruno Fernandes, que tem excelentes pés e magnífica capacidade de passe. Mas lá está: sem Adrien e William, este meio-campo é pior do que o que existia com eles.

Na realidade, e apesar de todo o azedo tom, apenas consegue colocar como mau jogador Mattheus Oliveira. E depois centra tudo ao dizer que se Adrien e William saem ficamos pior.

Claro que ficamos. São dois campeões da Europa, com enorme mercado, e o William é dos melhores do mundo no seu lugar. Como não poderíamos ficar pior?

Agora se forem vendidos pelos valores que o Sporting aceitará (nunca menos de 20 milhões por Adrien e 30 por William) por certo que poderemos fazer um retoque no mercado. Pensou nisso certo? Mesmo assim no caso de Adrien nem o faria.

Um ataque esquecendo Gelson Martins

Finalmente, no ataque, Podence devia ter lugar obrigatório, assim como Bas Dost. Mas o que fazer com Doumbia, que é um avançado possante que pode ser muito importante contra equipas fortes? Iuri Medeiros também merece jogar. Mas o lado direito, onde ontem jogou, não é o seu terreno natural. Acuña voltou a mostrar empenho e combatividade e Gelson Dala tem a alegria dos miúdos que jogam à bola na rua. Devia ser emprestado para rodar e marcar.

Caro Nicolau Santos. Sabe quem é Gelson Martins? Está no nosso plantel sabia?

Com quem está neste momento no plantel, o melhor seria mesmo voltar ao 4-3-3, assim escalonado: Patrício; Piccini (que remédio), Coates, Mathieu (ai, ai… – mete o André Pinto, Jesus!) e Coentrão (ai, ai, ai!); William, Adrien e Bruno Fernandes; Podence (Iuri Medeiros), Doumbia (Acunã) e Bas Dost. E precisamos de ir rapidamente ao mercado comprar um defesa direito.

Agora fiquei a pensar numa coisa. Será que Nicolau Santos sabe quem é Gelson Martins?

Mas, de qualquer modo, deixem-me ser tremendista: com estes desequilíbrios na equipa, como resultado de más opções nas compras e vendas, sobretudo para a defesa (Jesus tem um problema com os defesas esquerdos desde o tempo em que esteve no Benfica…), vamos ter mais um ano perdido. É melhor Bruno Carvalho e Jorge Jesus começarem a preparar desde já os discursos que vão fazer aos sócios no final da época.

Realmente, temos um plantel horrível e uma perspectiva horripilante. Quem dera voltarmos aos tempos de Godinho Lopes não era caro Nicolau? Aí no seu lugar de conselheiro leonino naquelas cadeirinhas almofadadas e buffets sumptuosos… Futebol? Isso não lhe devia interessar muito. Se nem sabe que o Sporting tem um tal de Gelson Martins.

Este texto Nicolau Santos é Sportinguista. Mas neste artigo está bem engando foi publicado originalmente aqui Sporting Com Filtro.

from Sporting Com Filtro http://ift.tt/2uFAc1h http://ift.tt/2uFmn2O

Sporting Com Filtro
About admin

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *