A Liga Portuguesa de Futebol está a ter algumas acções pedagógicas interessantes em relação ao vídeo-árbitro.
Entre eles está a disponibilização da informação dos sítios onde cada árbitro durante o jogo poderá ver ele próprio a repetição em caso de dúvida.
Os 14 Sítios
Definida a localização da área de revisão de lances nos estádios da Liga NOS. https://t.co/Ul5R159YEs http://pic.twitter.com/Lks7XZ6Hhi
— Projeto (@Videoarbitro) 1 de agosto de 2017
Sinceramente parece bem pensado, em 10-20 segundos o árbitro de qualquer parte do campo poderá lá chegar.
Uma coisa que se ganhará com o tempo, em relação aos dois jogos que vi em Alvalade com vídeo-árbitro. Provavelmente o árbitro começará logo a encaminhar-se para um destes lugares mal começar a suspeitar que possa ter de rever ele próprio o lance.
Com 14 pontos, seria fácil para o árbitro chegar a qualquer ponto de forma rápida e eficaz.
Só que não é bem assim
Na realidade não são 14 pontos disponíveis para cada árbitro. É 1 ponto em cada estádio, escolhido pelos seguintes critérios:
- Razões de segurança
- Avaliação técnica das condições das infraestruturas necessárias à solução tecnológica
- Localização das câmaras de televisão
- Proximidade permanente de pessoas ou entidades externas ao processo de revisão que possam interferir com o mesmo
- Interferência com linhas de publicidade
- Localização que não perturbe de sobremaneira a visão do público para o campo
- Ausência de espaço físico em outras localizações
É melhor que nada. Mas tendo em conta a tecnologia actual não era fácil colocar tablets com os apanha bolas e que facilmente se cobriria todos os espaços? Um passo de cada vez.
Onde também devia ser visto
No entanto para mim a maior crítica a esta implementação é os lances não serem visualizados nestes ecrãs gigantes, dos estádios que os tenham.
Não venham com a desculpa da UEFA/FIFA pois noutros campeonatos já se vê passarem repetições. E com isto todo o publico seria informado em tempo real, e seria melhor para todos. Especialmente para a verdade desportiva e a transparência.
E já agora seguir o exemplo do Rugby, onde também passam algumas decisões nos ecrãs, e começam a permitir ao árbitro falar para o publico via instalação sonora do estádio. E assim esclarecer toda a gente na hora.
Este texto 14 sítios onde os árbitros vão ver as repetições, e onde deveriam também ver foi publicado originalmente aqui Sporting Com Filtro.
from Sporting Com Filtro http://ift.tt/2uVaDep http://ift.tt/2hnx8n8